quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Curso de Inclusão Digital

GRUPO APRENDIZES ( tarde )

Consideramos que a última década tem sido de grande mudança no cenário escolar em termos de desenvolvimento tecnológico, entretanto, percebemos que o trabalho pedagógico não tem acompanhado esse desenvolvimento. A grande maioria dos docentes formaram-se num momento onde a tecnologia não era de uso pedagógica, e agora por desinteresse, vergonha, medo, falta de tempo, acabam não adotando a ferramenta como suporte para o seu fazer diário.

Acreditamos que a grande vantagem da pedagogia baseada nas tecnologias é trabalhar com o desenvolvimento das competências, numa aprendizagem colaborativa torna-se necessário que o educando tenha autonomia, saiba se expressar e seja capaz de compartilhar conhecimento, num processo de ir e vir na construção da aprendizagem. Como professora do ensino fundamental a questão da responsabilidade necessária para esse tipo de aprendizagem é algo que realmente nos preocupa. De acordo com Grossech em Educação a distância baseada na Web 2.0: a emergência de uma Pedagogia 2.0:

"Afinal, quanto maior o volume de coisas que podemos ensinar, maior certamente será a necessidade de tornar nossos alunos responsáveis, a fim de se tornarem eficazes e eficientes parceiros no ato de ensino/aprendizagem, ativos na produção e difusão de info-conhecimento, exercendo sua mais importante competência que é a criação de conteúdo on-line."


Na minha prática pedagógica tento potencializá-la adotando o uso das tecnologias de forma a obter de meus alunos uma resposta de maior qualidade na aprendizagem , uma vez que "teoricamente procuro falar a linguagem deles" e utilizar um mundo ( virtual ) do qual eles, em geral, tem conhecimento, mas um conhecimento limitado, onde eles usam os recursos da web 2.0 – especialmente redes sociais – apenas como espaço de convivência e não como espaço de aprendizagem.( Maria Luiza)

Jocelaine, Maria Luiza e Nalde jaqueline

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